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O que é email marketing e quais suas vantagens?


O email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou clientes. As campanhas de email marketing podem gerar tráfego para o site de sua empresa, aumentar o número de vendas ou conquistar o relacionamento com seus clientes. O uso do e-mail é o principal motivo de acesso à web no Brasil, segundo estudos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) uma das vantagens de se realizar uma campanha de Email Marketing é a receptividade que essa forma de comunicação oferece, pois os clientes acessam as páginas que o e-mail direciona.


Para obter uma boa recepção dê preferência ao envio de Email Marketing para pessoas que autorizaram o contato. O envio não-autorizado de e-mails (spam) gera um desgaste para a imagem da empresa. Muitas pessoas deletam essas mensagens, antes mesmo de ler.

Uma forma de Email Marketing é a newsletter que é um boletim periódico com informações sobre sua área de atuação e ofertas de produtos, sempre com links que direcionam para o seu site.


Etapas para realizar o Email Marketing


Podemos conversar?

A primeira etapa para fazer seu email marketing funcionar é saber quais são os clientes que estão dispostos a ouvir o que você tem a dizer. Envie seus emails de conteúdo apenas para os clientes que autorizarem esse contato caso contrário vai acabar criando uma comunicação cansativa.


Sobre o que você se interessa?

Não há necessidade de impactar todos os seus clientes com um mesmo conteúdo. Organize seus emails e procure enviá-los apenas para aqueles que podem se interessar pelo objetivo da mensagem. Na hora de divulgar algum produto novo, por exemplo, confira quais são os consumidores prováveis e direcione seu conteúdo para eles.


Criatividade no assunto

Desenvolva um assunto irresistível para não ser ignorado. Grande parte dos emails que vão parar na lixeira tem assuntos cansativos ou pouco atrativos para quem lê. Saiba antecipar as necessidades de seu consumidor, seja criativo e saiba se destacar através do conteúdo.


Chame clientes para seu site

O objetivo principal do email marketing é gerar tráfego para o seu e-commerce. Adicione ao seu texto links para o site, convidando o cliente a conhecer produtos relacionados ou a encontrar mais conteúdos como aquele.


Não use e-mails automáticos

Fuja dos email automáticos que parecem ter sido escritos por softwares ou robôs de programação. A linguagem do email marketing precisa ser informal, descontraída e pessoal. Uma comunicação fria e mecânica não combina nada com o objetivo dessa ferramenta. Chamar o contato pelo nome e usar uma abordagem amigável são algumas das técnicas para fazer do seu email uma publicidade diferenciada.


Não seja muito insistente

Cuidado com a frequência que dispara seus emails. Lotar a caixa de entrada dos seus contatos é uma prática irritante que afasta clientes. Avalie qual é a frequência ideal para seu público: conteúdos mensais costumam ser uma boa alternativa, mas a solução é diferente para cada caso.


Vantagens do Email Marketing

· Grande alcance

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer outro site, por exemplo, usamos o endereço de email que acaba sendo a parte essencial das atividades dos usuário da internet;

· Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem pelo fato das redes sociais obterem muito conteúdo. Já no email marketing, o mesmo não acontece pois o e-mail estará em sua caixa de entrada até ele visualizá-lo;

· Formato flexível

Mensagens enviadas por email não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs. Um email pode ser obter o formato que você desejar, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos;

· Alto retorno financeiro

Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia. Escolher uma boa ferramenta de email marketing é essencial, mas independente da ferramenta escolhida você não terá um investimento alto, com isso o retorno financeiro será maior.


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